Como duas áreas tão diferentes podem ter alguma relação? Vem cá que a gente te explica!
25 de maio é o Dia do Orgulho Geek e, apesar de parecer novo para muita gente, esse termo já é utilizado desde a década de 90. Mas não é a mesma coisa que o velho conhecido “nerd”? Mais ou menos. Ambos são parecidos nos interesses, gostos e hobbies, mas os hábitos e a rotina são um pouquinho diferentes.
O engenheiro de software, Burr Settles, realizou um estudo na rede social Twitter buscando encontrar o nível de similaridade entre eles. Após a análise de mais de 2 milhões de tweets, o engenheiro concluiu que existem palavras muito utilizadas pelos dois grupos, mas a grande maioria é diferente.
Para Burr, os geeks são fãs ou admiradores de algum assunto, nutrem paixão por temas específicos e se interessam mais por assuntos ligados à tecnologia, como computadores, podcasts, gadgets, HQs e jogos online, por exemplo. Entre os hábitos e costumes, eles tomam conta das derivações de “coletar”, então uma coleção, ou o que pode ser colecionável, é apreciado por eles, que também têm mais relação com o termo “inteligência” e, na hora da leitura, preferem “ebooks”.
Já os nerds são estudiosos que também mantém a atenção para determinados assuntos, porém, focados mais em acrescentar conhecimento e desenvolver habilidades. Têm preferência por livros físicos, e as palavras “educação” e “intelectual” estão mais ligadas a eles. Assim como termos acadêmicos, como “tese”, “matemática” e “história”.
A técnica usada na pesquisa, chamada de PMI (Pointwise Mutual Information – em português, Informação Mútua Pontual), mostra que alguns tópicos criam uma relação entre os dois grupos, tornando os interesses bilaterais e, assim, fazendo com que eles sejam vistos como iguais. Ainda de acordo com Burr Settles, algumas das palavras que definem essa ligação são Macbook, Os Vingadores, cosplay, óculos e, claro, Star Wars, a saga que foi uma das maiores responsáveis pela fama das culturas nerd e geek, trazendo novidades ao público de todas as idades. Em relação à tecnologia e ciência, em princípio eles estão empatados, tendo diferenciação quando o assunto é aprofundado, sendo marcas e startups, como Apple e Linux, mais geek, e metodologias, como cálculo e programação, mais nerds.
E afinal, em que momento o universo geek impacta o mercado de logística?
Como vimos acima, eles amam coleções e o que não faltam são itens para serem comprados, tem de tudo que os fãs desejarem. Decoração para casa com os personagens preferidos, eletrodomésticos personalizados, bonecos, livros e infinitas outras opções mescladas com o mercado da cultura pop.
De forma geral, investir nessa área pode ser bastante rentável. Até porque, todos os dias surgem novos filmes e jogos que aumentam ainda mais a paixão do público, além de, muitas vezes, encantar até quem nunca fez parte dos fanáticos.
Esse é um público que investe no que gosta e, por isso, os itens relacionados movimentam bilhões de reais no mundo todo, só em 2021 foram 399 bilhões de dólares globalmente, e os brasileiros são assíduos consumidores. O valor médio de compras online variadas dos brasileiros é de R$ 329, enquanto o gasto do consumidor geek salta para R$ 548.
Sendo esse um estilo de vida geral dos adeptos, as compras, principalmente as realizadas online, tornam-se recorrentes, e é aqui que a logística ganha força.
Toda loja preza pela qualidade completa do serviço realizado, sendo favorável à empresa e ao cliente. Pontos extremamente importantes são o tempo de entrega (nenhum cliente gosta de esperar), o atendimento facilitado e o frete grátis. Porém, para que a empresa possa oferecer o máximo de vantagens aos consumidores, a logística bem feita é primordial.
Independentemente do tamanho e do ramo de negócios da indústria em questão, a redução de gastos no despacho dos produtos é sempre importante. O planejamento de logística, quando realizado com excelência, garante que as etapas a partir da finalização da compra, sejam concluídas da forma mais rápida e barata possível. Entre todas as demandas do profissional de logística, podemos citar ações que podem determinar o sucesso ou fracasso de uma negociação, como o controle de estoque, a conferência e separação dos produtos, envio e rastreamento dos pedidos na transportadora.
Para que todos esses procedimentos sejam facilitados, é necessário trabalhar com agilidade, estratégias e táticas operacionais, e o profissional que desempenha essa função é essencial para o crescimento da empresa e a satisfação do cliente.
O CEBRAC oferece o curso Logística Completa com um conteúdo completo e adequado ao que o mercado de trabalho exige. Aproveite o embalo de um setor que só cresce e entre em contato com a nossa unidade mais próxima de você para saber tudo o que o nosso curso pode proporcionar de melhoria em sua vida profissional.
Equipe CEBRAC