Setor em expansão, a área farmacêutica dificilmente é afetada por crises, dada a procura e necessidade da população por medicamentos, somada a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Como consequência, a demanda por profissionais qualificados para atuar nas farmácias cresce com o número de estabelecimentos comercias do gênero.
Então, se você está cogitando ingressar na área de atendente de farmácia, este artigo é ideal. Separamos todas as informações que você precisa sobre o curso e atuação do profissional.
Boa leitura!
Qual a função do atendente de farmácia?
Responsável por receber e estabelecer o primeiro contato com o cliente, o atendente de farmácia, enquanto aquele que atende o consumidor, exerce uma das principais funções no local, afinal o modo como aborda as pessoas consegue as fidelizar ou não.
Portanto, o profissional deve saber identificar prescrições médicas para realizar a venda dos medicamentos. Além de ser responsável pela organização dos produtos, gestão e reposição de estoque, bem como a operação do caixa. Sendo vedada a indicação ou prescrição de medicamentos, responsabilidade do farmacêutico.
Quem é o profissional da área?
Já que você lidará com pessoas de diversas idades, é importante ter boas habilidade sociais. Ser paciente, atencioso e simpático, também são características desejadas para a função. Afinal, o atendente de farmácia deve saber responder todas as perguntas do cliente sem parecer entediado.
Cuidar da aparência é fundamental. Como aquele que recebe o consumidor, sua imagem traduz toda a empresa. Desleixos podem sugerir que o local não dá atenção ao zelo, higiene e organização. Atitudes pequenas transmitem a confiança desejada as pessoas.
Como é o mercado de trabalho?
Por ser um mercado em constante crescimento, a demanda de vagas costuma ser sempre alta. Como atendente de farmácia você poderá atuar em drogarias, farmácias de manipulação e até mesmo unidades básicas de saúde (UBS).
Como a profissão não possui piso salarial definido, a média de salário varia conforme a região, empresa contratante e tempo de experiência do profissional. Girando, porém, em torno de um salário mínimo.
Como funciona o curso de atendente de farmácia?
Apesar de a lei não requisitar alguma formação para o cargo de atendente de farmácia, a especialização é um diferencial ao profissional, com maiores chances de ser empregado em uma boa empresa, recebendo um salário mais alto.
O curso de atendente de farmácia abrange todas as atribuições e responsabilidades do profissional. Tem assim conhecimento, basicamente, sobre:
O curso de atendente de farmácia abrange todas as atribuições e responsabilidades do profissional. Tem assim conhecimento, basicamente, sobre:
- • Anatomia e fisiologia;
- • Técnicas de venda;
- • Atendente de farmácia;
- • Cosmético e perfumaria;
- • Atenção farmacêutica;
- • Primeiros socorros;
- • Desenvolvimento pessoal;
- • Introdução à administração farmacêutica.
Por que investir no curso de atendente de farmácia?
O curso de atendente de farmácia é ideal àqueles que desejam entrar no mercado de trabalho e conquistar melhores oportunidades. Com uma formação específica, você diferencia seu currículo no momento da entrevista.
Outra vantagem é o conhecimento adquirido sobre farmácia, laboratório, produtos naturais, lojas de bem-estar e manipulação. Te fornecendo ampla visão sobre a atuação na área farmacêutica e da saúde.
Conheça os cursos profissionalizantes do CEBRAC e fique pronto para o mercado de trabalho!