Com o desenvolvimento constante da tecnologia na atualidade, podemos perceber que o mercado de trabalho está mudando de maneira substancial. Devido à inserção da inteligência artificial no meio empresarial, bem como a automatização de atividades, as empresas acabam demandando por novas habilidades e competências para o preenchimento de contratações.
E, assim, conseguimos identificar algumas profissões importantes para o futuro, mediante a necessidade interna dos negócios atualmente.
Para saber mais sobre o que vem por aí, continue lendo o nosso artigo e confira algumas profissões do futuro que serão — e já estão sendo — prioridade para algumas organizações, a fim de gerar competitividade.
1. ANALISTA DE MARKETING DIGITAL
De modo geral, podemos perceber que as relações entre clientes e marcas também estão mudando e, com a tecnologia crescendo, conseguimos observar a era digital cada vez mais presente no mercado. Por isso, o marketing tradicional — TV e rádio, por exemplo — está ficando em segundo plano e a maior parte dos investimentos são direcionados ao marketing digital, unindo estratégias e métodos inovadores focados e voltados ao uso dos consumidores pela internet.
Fazendo jus ao título do cargo, o profissional analisa tudo! Ele precisa estar por dentro das tendências, estudar o comportamento do consumidor, entender os índices do mercado e, ainda, sondar os passos dados pelo concorrente.
Depois de analisar, ele ainda vai planejar, demandar tarefas, montar campanhas e muito mais. Portanto, o profissional habilitado em marketing precisa desenvolver habilidades que permitam uma ampla compreensão dos contextos do universo digital, além de providenciar estratégias para atrair pessoas por meio das plataformas online.
Seguindo o curso da última década, tudo indica que a presença na web terá cada dia mais força, trazendo uma transformação na comunicação, atendimento e relação com clientes, agora mais de chamados usuários.
Tendo em vista esse cenário, o Analista de Marketing Digital torna-se indispensável em empresas de todos os ramos e tamanhos, sendo assim, uma profissão com um futuro promissor.
2. UX DESIGNER (DESIGNER DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO)
Com um mercado cada vez mais acirrado, o conceito UX já tem aparecido com bastante frequência nas vagas de emprego ofertadas por grandes empresas. A sigla, que deriva do termo User eXperience, em inglês, consiste em verificar e otimizar a usabilidade do serviço ou produto oferecido pela empresa, para que o cliente, ou usuário, tenha a melhor experiência.
O Designer UX é o profissional responsável por criar um design que vai garantir a melhor experiência ao usuário, sendo assim, uma função totalmente centrada no cliente. Entre os seus objetivos, o principal é certificar que a utilização do serviço seja fácil, com itens organizados e com formato intuitivo, para que não sejam necessários conhecimentos técnicos ou específicos, de forma que o cliente seja fisgado pela simplicidade na utilização e, automaticamente, fidelizado por se sentir bem atendido.
Para o desempenho da função, o profissional deve se basear em 4 itens.
A – Utilizável (Usable)
Item autoexplicativo, determina que o uso do produto seja simples e fácil, para que o objetivo do cliente seja atingido de forma clara. Por exemplo, quando você deseja buscar a segunda via da fatura de internet e na página inicial da operadora já é possível encontrar um campo para essa finalidade, sem precisar procurar por todo o aplicativo ou site.
B – Equitativo (Equitable)
A equidade na utilização permite que todos os usuários possam concluir o propósito inicial ao fazer uso do serviço, atendendo a um público variado. Basicamente, fornecer algo que seja utilizável tanto por um jovem quanto por um idoso, por exemplo.
C – Agradável (Enjoyable)
Você pode ter um aplicativo prático, que atende facilmente ao cliente, mas ele também pode ser bonito e harmonioso para que a experiência seja mais encantadora.
O prático vende sim, mas o prático e agradável, além de vender, também reforça a marca e a torna memorável.
E – Útil (Useful)
Facilmente confundido com o item 1 (utilizável), o útil refere-se especificamente a quão necessárias são as opções disponibilizadas. Voltando ao próprio exemplo do item 1, a segunda via do boleto. A operadora pode apresentar um site ou aplicativo bonito, mas se o cliente não conseguir buscar um boleto, ou consultar o seu plano, por exemplo, o aplicativo torna-se quase inútil.
3. GESTOR DE SUSTENTABILIDADE
Não muito associada ao desenvolvimento tecnológico, mas totalmente ligada ao futuro, vemos a gestão de sustentabilidade, ou gestão ambiental como uma profissão em grande crescimento diante das necessidades ambientais que estamos enfrentando.
Com foco em criar uma relação saudável entre o homem e a natureza, o objetivo atual é reduzir os impactos gerados aos ecossistemas, por isso a necessidade de conhecimentos específicos sobre o meio-ambiente aumentou e muitas empresas estão em busca de um profissional para o cargo de gestor de sustentabilidade.
É ele quem se responsabiliza por adequar uma empresa às boas práticas que cuidam e preservam a natureza. E mais, além do cuidado diário, ações de recuperação ambiental têm extrema importância e, dependendo do setor em que a empresa atua, diversas práticas e mudanças de procedimentos podem ser tomadas para que seja possível recuperar, o mais breve possível, parte da destruição sofrida pela natureza ao longo dos anos.
Um dos principais fatores para que a profissão esteja em alta, é a rigidez das novas legislações direcionadas à preservação ambiental. Assim, além das inúmeras campanhas realizadas por ONGs todos os anos, as empresas têm, por regra, leis sustentáveis a seguir.
Assim sendo, o gestor de sustentabilidade criará meios e processos para que os colaboradores e todos os envolvidos da empresa realizem suas atividades com responsabilidade, naturalmente trazendo esse avanço sustentável ao dia a dia.
4. CUIDADOR
Uma profissão antiga que foi repaginada pela demanda do mercado e promete ser ainda mais frequente. Há alguns anos muito se falava sobre cuidador de idosos, afinal, subentendia-se que apenas idosos necessitavam de ajuda, porém, em diversas outras situações pode ser necessário contar com o auxílio de um cuidador, como por exemplo em pós-operatórios delicados, pessoas com alguma deficiência física ou mental e também durante uma gravidez de risco.
A área de atuação passou a abranger diferentes circunstâncias e a qualificação profissional se tornou mais do que um diferencial, sendo agora um requisito em grande parte das vagas oferecidas, principalmente quando se trata de clínicas e casas de repouso. A casa dos pacientes também é um dos locais de trabalho mais comuns, muitas vezes com horários flexíveis e também em meio período.
O cuidador é uma pessoa especial para a família de quem está sendo cuidado, tornando-se uma pessoa de extrema confiança e responsável pela vida do paciente, ainda que apenas por algumas horas. Por isso, conhecimentos em primeiros socorros, capacidade de agir com calma em situações de urgência, atenção aos detalhes e ainda boa prática com a administração de medicamentos, são itens indispensáveis.
Ser cuidador é uma profissão que se encaixa com quem tem afinidade para lidar com pessoas, considerando que é imprescindível ter bastante paciência, empatia e carinho pelo próximo.
Citamos aqui apenas algumas das profissões que já são tendência para o mercado de trabalho no futuro. O campo de possibilidades é vasto, especialmente para os cursos profissionalizantes — que além de oferecerem uma capacitação mais rápida, integram o profissional no mercado com mais facilidade.
Então, se você está de olho nos próximos anos e deseja ingressar em áreas promissoras para ampliar as suas chances de contratação, visite o site do CEBRAC e confira os nossos cursos profissionalizantes. Temos mais de 80 unidades no Brasil, garantindo qualidade e conteúdos personalizados.
Equipe CEBRAC