Saiba como ter mais chances de alcançar a vaga dos seus sonhos
Se você está em busca de uma vaga de emprego, já deve ter percebido que o currículo é uma das ferramentas mais importantes para conseguir uma entrevista. É por meio dele que o recrutador tem a primeira impressão sobre você e suas habilidades, competências e experiências profissionais.
Por isso, é fundamental que o seu currículo esteja bem estruturado, organizado e objetivo – isso faz toda a diferença na hora da seleção. Sua principal função é destacar seus pontos fortes e mostrar que você é o candidato ideal para a vaga. Afinal, um documento mal elaborado pode deixar o recrutador com dúvidas sobre sua capacidade e preparo, prejudicando sua posição na disputa.
O tempo dedicado no desenvolvimento de um bom currículo é um investimento em você mesmo. Lembre-se de que ele é uma ferramenta de marketing pessoal, ou seja, deve vender a sua imagem profissional para quem está selecionando. Deste modo, evite informações desnecessárias, erros de português e nunca – jamais! – minta sobre sua experiência ou competências.
Antes de começar a elaboração do CV (curriculum vitae), faça uma pesquisa sobre a vaga para a qual você está se candidatando e, dessa forma, abra espaço para informações relevantes à ocupação do cargo desejado.
Para ajudá-lo a organizar os elementos cruciais do seu currículo, elencamos a seguir o que não pode faltar para você concorrer à vaga dos seus sonhos. Vem com a gente!
1. Dados pessoais
Comece pelo básico, informando seu nome completo, idade, telefone, e-mail e endereço. Com essas informações o recrutador irá conseguir entrar em contato com você.
2. Objetivo
Defina qual é o seu objetivo profissional. Não precisa ser muito detalhado, basta esclarecer a área em que você tem interesse, como por exemplo: “Busco uma oportunidade para atuar na área de auxiliar em administração”.
3. Formação acadêmica
Liste sua formação acadêmica, começando pela mais recente. Se ainda estiver cursando, informe o nome do curso, instituição de ensino, previsão de término e período em que está cursando.
4. Experiência profissional
Se você já teve alguma experiência profissional, é importante incluí-la no currículo. Informe o nome da empresa, o período em que trabalhou, o cargo ocupado e as principais atividades desenvolvidas.
5. Habilidades e competências
Esse é um item muito importante, pois permite que sejam ressaltadas suas habilidades e competências para o recrutador. Liste as capacitações que possui e que podem ser úteis para a vaga que está se candidatando, tais como: boa comunicação, facilidade para trabalhar em equipe, organização, entre outras.
6. Idiomas
Se você fala algum idioma além do português, é importante destacá-lo no currículo. Detalhe o nível de proficiência no idioma, como: “Inglês – intermediário”.
7. Cursos e capacitações
Caso tenha participado de cursos, palestras ou capacitações que sejam relevantes para a vaga, também coloque no seu currículo. Informe o nome do curso, instituição de ensino, período e carga horária.
8. Trabalhos voluntários
Se você já realizou algum trabalho voluntário, adicione-o ao documento. Isso mostra seu interesse em ajudar o próximo e atesta uma visão mais ampla sobre o mundo.
9. Interesses pessoais
Por fim, é interessante inserir alguns de seus hobbies e interesses pessoais. Assim, o recrutador conhecerá um pouco mais sobre sua personalidade, o que possivelmente fará a diferença na hora da seleção.
Lembre-se de que o CV deve ser objetivo, com no máximo duas páginas. Desde que bem elaborado, trata-se de um material capaz de abrir muitas portas no mercado de trabalho. Mas, é importante lembrar que ele não é a única ferramenta para conseguir um emprego. É preciso ter persistência, dedicação e disposição para aprender e se desenvolver cada vez mais. Ou seja, suas atitudes refletem o seu potencial; o currículo é a sua vitrine.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe este artigo com seus amigos que estão em busca do primeiro emprego. Juntos, podemos ajudar mais pessoas a entrar no mercado de trabalho com o pé direito!
Equipe CEBRAC