Produtividade e Marketing Pessoal: tudo o que você precisa para se destacar no mercado de trabalho
Ser produtivo é conseguir tomar decisões, concluir todas as tarefas delegadas e ainda se destacar. Enfim, aquele que sabe otimizar o tempo sendo eficiente.
Não perca o foco! Acredite, todo mundo pratica o Marketing Pessoal em determinado nível. Qualquer pessoa necessita estar presente em determinados meios sociais e agir com uma postura de acordo com o contexto em que está inserida, tudo isso para conseguir determinada aceitação de curto, médio e longo prazo, agradando os demais e promovendo sua marca pessoal.
Porém, algumas práticas devem se tornar hábitos e podem melhorar a sua imagem, especialmente no âmbito profissional. E claro, com objetivos que são convenientes a todos: aumentar a sua evidência para as pessoas que podem influenciar a sua vida positivamente, como seus colegas de trabalho, gestores, funcionários e até mesmo pessoas fora da empresa em que você trabalha.
E a produtividade? Não é apenas uma questão de trabalhar mais rápido ou com maior volume de atividades, estamos falando de trabalhar com mais inteligência, projetando seus dias e seus projetos para que você aproveite ao máximo cada minuto de trabalho. Além disso, tempo é dinheiro, o que significa que aumentar a produtividade é bom para o seu negócio e também uma maneira de garantir que você tenha tempo de inatividade que possa ser usado para você curtir a sua família.
Atente-se à sua imagem!
Afinal, o que você mais deseja é começar a passar uma boa impressão para as pessoas que convivem com você diariamente! A busca por adotar o marketing pessoal de forma estratégica começa em sua imagem, ou seja, atente-se ao jeito que você se veste. Se deseja chegar um dia a um cargo gerencial e de grande importância para a sua empresa, começar a usar roupas que transmitam essa imagem pode ser uma excelente estratégia, certo?
Seja referência em tomar iniciativas
Mas claro, o marketing pessoal não fica apenas na aparência. Para fortalecer sua própria marca, é necessário adotar comportamentos pró ativos, que inspiram as pessoas no seu ambiente de trabalho. Tomar atitudes que motivam a equipe a encarar os desafios do dia a dia e que tornam o ambiente mais favorável destacam a imagem pessoal indiscutivelmente, especialmente para os gestores de sua empresa!
Faça listas e murais
Uma das técnicas mais antigas e eficazes para organizar o tempo é fazer uma lista de tudo que precisa ser resolvido durante o dia. Outra tática é colocar todas as demandas em um Dashboard, uma boa prática é usar o software gratuito Trello.
Separe o urgente do importante
É fundamental distinguir o que precisa de atenção imediata do que precisa ser resolvido, mas pode aguardar um pouco. Muitas pessoas assumem tudo como urgente, e acabam deixando as tarefas primárias de lado. Não caia nessa.
Faça reuniões curtas
Leve uma lista com os temas a serem abordados: as reuniões foram apontadas pelos especialistas entrevistados como grandes vilãs da produtividade. Reuniões longas tendem a perder o foco e roubar um tempo precioso. Por isso, tenha bem definido quem precisa participar e o que deve ser resolvido. E vá direto ao ponto.
Tenha um foco
Assim como em qualquer estratégia, o marketing pessoal precisa ser pensado para atingir um determinado objetivo. Quer um novo cargo na empresa? Um aumento no salário? Almeja ser chamado para eventos importantes da sua área? Defina com clareza em qual lugar você deseja chegar e estruture um planejamento.
Seja referência em Marketing Pessoal com o CEBRAC
Os cursos profissionalizantes do CEBRAC, além de capacitarem os alunos com conhecimento teórico e prático para a área de atuação escolhida, também contam com uma metodologia que incentiva todos a exercerem práticas de liderança, proatividade, empreendedorismo e é claro, marketing pessoal.
Faça parte da nossa instituição de ensino e faça a diferença no mercado de trabalho!
João Gabriel Rodrigues | Cebrac Franchising
nice blog mate.. amazing content.. this one i search for. thank you