Antes de tudo, saiba que ambos têm o mesmo objetivo, a conclusão do Ensino Médio, mas com processos diferentes.
Primeiramente, o sistema educacional brasileiro é composto por diversas etapas que acompanham o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Nesse artigo vamos te contar um pouco mais sobre duas formas de concluir uma dessas etapas: o Ensino Médio. E, afinal, EJA e ENCCEJA, é tudo a mesma coisa? Qual deles é melhor para você? Continue a leitura e descubra!
Sistema educacional
“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” – Constituição da República Federativa do Brasil
No Brasil, desde a Constituição de 1934, a educação é obrigatória dos 4 aos 17 anos e, em alguns casos, o Código Penal define que não prover educação, é crime. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais ou tutores são os responsáveis por matricular as crianças na rede regular de ensino.
Em 2017, uma mãe foi condenada por privar a filha do direito de estudar, de janeiro de 2014, até junho de 2015, em Sobradinho (DF). A pena foi branda, de 15 dias de detenção, em regime aberto, mas apesar disso, a condenação mostra que a privação, sem nenhuma justa causa, tem consequências. E serviu de alerta para que isso não volte a acontecer com essa mãe ou o restante da população.
Atualmente (desde 2013), crianças que completam 4 anos até 31 de março do ano letivo vigente, devem estar matriculadas na Educação Infantil.
As etapas de ensino
A sequência das etapas é seguida de forma natural e, da mesma forma, o aprendizado é compatível com o amadurecimento da criança. A Educação Básica é composta por três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Nesse sentido, o Conselho Nacional de Educação (CNE), criou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que direciona a educação. Seu objetivo é definir a formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Desse modo, surgiram as 10 Competências Gerais da BNCC, que orientam a Educação Básica. Confira todas elas na imagem abaixo.
Educação Infantil
Em primeiro lugar, as creches atendem as crianças de até 3 anos de idade. Dos 4 aos 5 anos, são as pré-escolas.
Ensino Fundamental
Em seguida, as crianças iniciam a 1ª série aos 6 anos de idade. Considerando a continuidade em tempo regular, a finalização da 9ª série ocorre aos 14 anos.
Ensino Médio
E logo depois, o 1º ano do Ensino Médio, que começa aos 15, e o 3º ano finaliza aos 17 anos.
Essas são as idades consideradas para que o aprendizado seja absorvido conforme o crescimento da criança. Porém, sabemos que nem todos têm a oportunidade de concluir todas as fases no período regular.
Portanto, em casos de alunos que pararam de estudar antes de concluir o Ensino Básico, existem duas opções, a EJA e o ENCCEJA.
Você já ouviu falar, mas também acha que EJA e ENCCEJA é tudo a mesma coisa? Apesar dos nomes serem muito parecidos e terem o mesmo objetivo, que é a conclusão do Ensino Médio, o formato deles é diferente. Vem conhecer mais sobre cada um deles!
EJA
A Educação de Jovens e Adultos é destinada a todos aqueles que, por qualquer razão, não puderam finalizar os estudos. É uma forma prática de terminar os estudos e alcançar novas oportunidades de trabalho e crescimento profissional. O objetivo maior é possibilitar que o estudante complete o que falta do Ensino Básico. Ao final, o aluno terá o diploma de Ensino Médio igual a quem estudou no período regular, porém, sendo finalizado com muito menos tempo. A EJA também se divide em etapas: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Para o Fundamental, a idade mínima é de 15 anos, e equivale ao estudo da 1º à 9º série. Já no Médio, a idade mínima é de 18 anos e o aluno estuda o conteúdo referente ao 1º, 2º e 3º ano.
O Ensino Básico leva em torno de 9 anos e, com a EJA, o aluno pode concluir em menos de 6 meses (cada etapa).
ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma outra possibilidade para quem deseja concluir o Ensino Médio. Porém, nesse caso, o aluno não tem a obrigatoriedade de realizar aulas.
O ENCCEJA é realizado anualmente e, caso o candidato queira as duas conclusões, dos Ensinos Fundamental e Médio, deverá realizar uma prova em cada ano.
O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão responsável pelo ENEM, é o organizador das provas. O candidato deverá produzir uma redação dissertativa argumentativa, e responder 180 questões objetivas, que cobram os conteúdos da grade curricular do Ensino Básico. As questões são divididas em 4 tópicos:
Prova para Ensino Fundamental:
- Ciências;
- Matemática;
- Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
- História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova para Ensino Médio:
- Química, Física e Biologia;
- Matemática;
- Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
- História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Qual é a melhor opção
Acima de tudo, apenas você pode decidir a melhor opção. Ela tem que condizer com o seu objetivo, mas também considerar o conteúdo que você já possui.
Portanto, o ENCCEJA deve ser a melhor opção apenas para aqueles que têm certeza de que, ao longo dos anos, tiveram o aprendizado do conteúdo, mesmo sem frequentar a escola. Afinal, não há um curso para estudar antes, e o candidato realiza a prova apenas com o seu conhecimento previamente adquirido.
Dessa forma, a EJA é mais abrangente e atende as necessidades de todos. O aluno recebe todos os conteúdos necessários e tem suporte no aprendizado. Na EJA do Cebrac, o ensino é a distância e todas as aulas e avaliações são realizadas online. Ou seja, você pode estudar no conforto da sua casa, durante uma viagem ou até no tempinho que sobra do horário de almoço no trabalho.
Ao oferecermos a EJA, queremos levar ainda mais possibilidades aos brasileiros, para que distância física, tempo disponível e afazeres da rotina não sejam um obstáculo. Você estuda onde e quando quiser, no seu tempo, do seu jeito. Muito bom, né?
Encontre AQUI a unidade Cebrac mais próxima de você. Saiba tudo sobre a EJA do Cebrac, que é a solução para você realizar o sonho de concluir os seus estudos!