Você pode pensar que, depois de se formar e chegar ao mercado de trabalho, você gostaria de se sentar e desfrutar de um emprego cômodo. Mas nem sempre é esse o caso. Há muitos campos diferentes de engenharia que exigem certa quantidade de conhecimento científico e proficiência em matemática.
Desse modo, outros requerem treinamento especializado que só está disponível em uma universidade ou em uma escola de comércio. Então, como você sabe se este diploma universitário vale o seu tempo? E qual será a melhor forma de prepará-lo para o sucesso em sua carreira?
Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre mecânica industrial.
Pronto? Vamos começar do início…
O que é mecânica industrial?
A mecânica industrial é o ramo da engenharia que estuda o movimento, a estrutura e o projeto de máquinas e sistemas automatizados. É o estudo de máquinas e sistemas que utilizam mão de obra humana ou animal para realizar uma tarefa.
Assim sendo, o campo da mecânica industrial também estuda como as máquinas interagem umas com as outras e com o seu ambiente. Isto o torna um campo poderoso para engenheiros que desejam trabalhar na fabricação, transporte, construção e outras indústrias.
Como funciona a mecânica industrial?
Uma máquina industrial é uma coleção de peças que trabalham em conjunto para realizar uma tarefa. A tarefa pode ser o movimento de produtos ou funcionários através de um local de trabalho, ou pode ser a movimentação de peças dentro de um automóvel.
A operação de máquinas é chamada de “mecânica”. Diz-se que uma máquina é “mecanicamente eficiente” se ela faz seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Isto é medido pela quantidade de equipamentos e mão de obra humana necessários para realizar a tarefa.
Há muitas maneiras diferentes de medir isto. Uma delas é utilizar cálculos que levam em conta o desgaste do equipamento, erro humano e outros fatores.
Estudo da mecânica industrial
O estudo da mecânica industrial é um campo amplo que considera o projeto e a operação de máquinas tanto do ponto de vista do equipamento quanto do ponto de vista humano. Estes aspectos da máquina são chamados de sua “impedância”, que é o que a leva a realizar a tarefa a ela atribuída.
Assim sendo, é o estudo de como todas estas peças trabalham em conjunto para realizar a tarefa. O objetivo do estudo da mecânica industrial é projetar máquinas e sistemas automatizados que sejam eficientes, confiáveis e seguros. Há muitas especialidades diferentes dentro deste campo, tais como visão mecânica e robótica.
Caminho de Carreira da Mecânica Industrial
O campo da mecânica industrial está em constante mudança. Novas tecnologias e processos de fabricação estão constantemente melhorando a qualidade e a eficiência das máquinas e dos sistemas automatizados. Isto significa que há sempre um trabalho novo e empolgante a ser feito.
A mecânica industrial é uma grande carreira para engenheiros que desejam um alto nível de excitação e desafio em suas vidas. Muitas funções da mecânica industrial são de longo prazo e algumas podem exigir que você permaneça no mesmo local por anos a fio.
Conclusão
Se você está planejando entrar na mecânica industrial e quer aproveitar ao máximo seu tempo na faculdade, é melhor fazer o maior número possível de cursos de matemática aplicada e engenharia. Isso porque estes assuntos serão seus melhores amigos quando você entrar para a força de trabalho.
A engenharia é um campo em constante mudança, e há sempre novas inovações tecnológicas. É importante poder acompanhar estas mudanças para que você possa estar à frente do jogo e encontrar uma carreira que lhe interesse.
Isto é especialmente importante para engenheiros que querem trabalhar em indústrias relacionadas à fabricação, transporte ou construção. Se você estiver interessado em uma carreira de mecânica industrial, faça um curso de engenharia ou matemática que seja relevante para sua especialização.
Depois, faça alguns cursos de física e química que o ajudarão a entender melhor como funcionam as máquinas e o ambiente em que elas operam. Você tem o que é preciso para se tornar um mecânico industrial? Se sim, parabéns! Agora é hora de se ocupar com máquinas de conserto e sistemas automatizados.
Caso contrário, procure uma boa universidade ou curso profissionalizante para se aventurar na profissão. O Cebrac oferece diversas modalidades para a sua evolução no trabalho. Visite nosso site e confira todas elas!