Um mercado que tem recebido muita atenção nos últimos anos é o de games, despertando a curiosidade de mais pessoas, tanto crianças quanto adultos, que se interessam em saber como funciona a criação de games.
Para entender melhor quais os passos e técnicas que são usadas no processo de desenvolver jogos, leia esse conteúdo onde explicamos resumidamente o assunto, além de te explicar como se inserir no mercado com cursos profissionalizantes!
Passos para a criação de games
A criação de games é feita por uma equipe de pessoas que possuem diferentes conhecimentos técnicos de ferramentas, além de habilidades criativas, que juntos projetam, criam na prática e publicam diferentes tipos de jogos, seja para redes sociais ou até para vender para empresas.
Assim, os conhecimentos para criar um game envolvem conhecimentos nas áreas de programação, funcionamento de jogos RPG, composição de cenários, criação de enredos e desenvolvimento de roteiros, dentre vários outros detalhes.
Principais etapas na criação de games
Existem algumas etapas que são essenciais e basicamente todos os jogos passam por elas na hora de serem criados.
A primeira etapa envolve uma pesquisa para saber qual será o objetivo do jogo, como é o perfil do público que terá interesse por ele e outras informações de mercado para que seja um sucesso quando for apresentado ao usuário final.
As pesquisas envolvem também sobre locais onde o jogo será ambientado, ou sobre detalhes relevantes sobre o mundo que será criado no game. Por exemplo, se for relacionado a uma floresta, é interessante saber quais tipos de animais e plantas podem ser encontrados ali.
Na segunda etapa acontece o brainstorm, que é o desenvolvimento (geralmente em grupo) de ideais que podem ou não serem agregadas para elaborar o enredo completo, os personagens, cenários, dentre todos outros detalhes.
Na fase seguinte é criado um protótipo, são usadas várias ferramentas de programação e modelagem 3D para materializar o jogo. As equipes possuem pessoas definidas para cuidar de cada área, seja programação, criação de cenários, personagens, escolha de trilha sonora, etc.
Essa fase envolve muito conhecimento lógico sobre programação e ferramentas, podendo assim desenvolver um roteiro e narrativas para o personagem seguir, cuidar da usabilidade e ergonomia do game, animar elementos interativos e muito mais.
Quando o protótipo está 100% pronto, o game passa então por uma etapa de teste para garantir que tudo está funcionando como deveria, permitindo que o usuário final possa jogar o game e tirar o máximo proveito.
Como aprender a criar games
Para aprender e participar na criação de games, existem cursos que oferecem conhecimentos técnicos para iniciar o desenvolvimento de um jogo com outros alunos da turma, ajudando também a desenvolver a habilidade interpessoal.
O CEBRAC oferece um curso específico para criação de games onde é possível aprender vários desses passos e ainda realizar um projeto do zero para criar um game através de várias ferramentas oferecidas.
O CEBRAC, Centro Brasileiro de Cursos, é um portal completo com várias opções de cursos profissionalizantes que vão te ajudar adquirir novos conhecimentos e até empreender!
Conheça o catálogo completo de cursos no site da instituição e encontre a unidade mais próxima de você!