Descubra agora o que você pode fazer para aumentar o seu salário e se tornar mais valorizado pela empresa!
Mesmo aquelas pessoas que já ganham bem, sempre estão buscando aumentar o salário. No entanto, conseguir isso pode ser bem desafiador, principalmente em um mercado com crises econômicas como o brasileiro.
Simplesmente chegar para o seu chefe ou para o RH e pedir para aumentar o salário pode não ser muito efetivo. Um caminho muito mais seguro é preparar o terreno.
Mesmo assim, existem algumas ações práticas que podem facilitar esse processo. Veja o que é necessário fazer nesse sentido.
CONHEÇA O SEU DIFERENCIAL
A primeira dica para aumentar o salário é se conscientizar do seu diferencial. Todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos. Por isso, você precisa entender quais são suas principais habilidades e como pode utilizá-las.
O seu diferencial será um conjunto de características técnicas e comportamentais que permitem que o seu desempenho seja acima da média em determinadas atividades.
Com isso em mente, aqui vão alguns questionamentos importantes para ajudá-lo a identificar quais são essas características:
- Quais são meus talentos naturais (planejamento, organização, networking)?
- Por quais características ou atividades eu costumo ser elogiado?
- Para que atividades as pessoas costumam pedir minha ajuda?
Ao responder essas perguntas você terá uma lista de características que chamam a atenção para você.
AME O SEU TRABALHO
Você não conseguirá aumentar o salário se não amar o seu trabalho. Se você não realizar suas atividades com paixão e brilho nos olhos, dificilmente conseguirá se destacar a ponto de merecer um aumento.
Além disso, sentir prazer no trabalho significa não ceder a fadiga, ao cansaço e ao estresse do dia a dia. Não significa que eles não aconteçam, apenas que eles não irão tirar a motivação para conquistar suas metas.
APRENDA A FAZER MARKETING PESSOAL
Se você é um profissional comprometido e competente, precisa saber mostrar isso para a empresa. E o melhor caminho é fazer seu marketing pessoal.
Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que você utiliza para realçar suas características profissionais e pessoais.
Essas estratégias levam a atitudes e comportamentos que criarão sua imagem pessoal e profissional, dando mais visibilidade às suas conquistas e resultados.
GERENCIE SUAS EMOÇÕES
Você gosta de trabalhar ao lado daquela pessoa que só reclama da vida, do chefe, da empresa? Ou gosta de conversar com aquele colega que, ao menor sinal de discordância, se irrita e começa a argumentar ‘no grito’?
Pois é, ninguém gosta. Pessoas que não conseguem gerenciar suas emoções dificilmente crescem dentro da empresa. Por isso, que a inteligência emocional vem sendo uma das competências mais valorizadas pelas empresas.
Afinal, é muito mais fácil capacitar tecnicamente um profissional do que mudar um mau comportamento arraigado.
ENTREGUE SEMPRE MAIS DO QUE ESPERAM
Essa é outra dica fundamental para conseguir aumentar o salário. Quando você é contratado, a empresa espera que você entregue determinados resultados.
Atualmente, a imensa maioria dos profissionais se contenta em fazer o que está determinado no seu contrato de trabalho. No entanto, as empresas valorizam aqueles que, diante de uma situação difícil, assumem a responsabilidade e ajam proativamente.
Quando você se esforça para entregar sempre mais do que esperam, começará a ser visto com outros olhos.
Portanto, considere um problema ou um imprevisto como uma grande oportunidade de mostrar quem você é.
LEVE A SÉRIO OS FEEDBACKS
Frequentemente, os motivos que levam a empresa a não aumentar o salário do profissional são mostrados nas reuniões de feedback.
No entanto, é necessário que você tenha a humildade necessária para ouvir o que seu gestor e, até mesmo, seus colegas, falam de você e do resultado do seu trabalho.
Sabendo ouvir as críticas, conseguirá identificar os pontos de melhoria e se esforçar para obter melhores resultados.
SEJA COMPROMETIDO COM OS VALORES DA EMPRESA
A maioria dos profissionais não considera este aspecto quando deseja aumentar o salário. No entanto, quando o profissional não consegue concordar ou se adaptar à cultura da empresa, sente-se incomodado. Logo, sua produtividade cai.
Ou seja, para que você se destaque, você precisa gostar de trabalhar na empresa. Inclusive, seus sentimentos serão notados pelos seus superiores, influenciando na sua avaliação.
Por outro lado, os insatisfeitos fazem apenas o necessário, esperando ansiosamente o final de semana ou as férias.
INVISTA NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Em qualquer empresa, aumentar o salário depende tanto do empenho pessoal como das suas relações com seus colegas de trabalho.
Desenvolver sua competência de relacionamento interpessoal é fundamental, não só para realizar um bom trabalho em equipe no dia a dia, mas também para ser lembrado como possível candidato a um aumento de salário.
Portanto, esteja disponível para ajudar quem precisar. E não espere ser solicitado. Ao notar algo que você pode fazer, adiante-se e faça. Assim, você fortalece os vínculos com seus colegas e com seus superiores.
ESPECIALIZE-SE
Cada vez mais as empresas buscam diminuir seus custos para se manterem competitivas no mercado. E isso faz com que busquem por profissionais já preparados e qualificados.
Ao se preparar antecipadamente, você se torna o melhor candidato possível a arcar com mais responsabilidades dentro da empresa. Isso abrirá caminho para um potencial aumento de salário.
PREPARE-SE PARA NEGOCIAR COM SEU CHEFE
A empresa só vai consentir em aumentar o salário de um colaborador com base no que ele representa em termos de resultados concretos.
Por isso, faça uma lista dos projetos que você participa e participou, identificando como contribuiu para melhorar o desempenho da empresa.
Você pode listar, por exemplo: percentual de aumento de vendas, lançamento de produtos, melhoria de processos, conquista de novos clientes, entre outras coisas.
Assim, quando for conversar com seu chefe, conseguirá ser objetivo quanto ao valor que espera de aumento, baseando-se no salário praticado no mercado.
E ainda poderá argumentar, mostrando os resultados que já alcançou dentro da empresa, mostrando, com dados concretos, o seu valor para a organização.