Blog

13 de Maio de 2019

Melhor Idade: atividades para aproveitar ao máximo

A melhor idade, apesar de suas atenções e condições especiais, pode ser a chance para você aproveitar atividades de lazer ao máximo. Clique e saiba mais:

 

Quando falamos de aproveitar a terceira idade, ou seja, a melhor idade, estamos tocando em um assunto de grande importância, afinal, preencher o tempo livre com atividades e tarefas construtivas é essencial para que o idoso não esteja sujeito a depressões ou problemas físicos causados pela falta de motivação.

 

Felizmente, existem diversas formas para aproveitar bem o tempo na melhor idade, agregando valor e qualidade de vida para qualquer um e contribuindo para a manutenção de sua saúde como um todo (memória, habilidade motora, musculatura, etc.).

 

Saiba quais são as melhores atividades para desfrutar da melhor idade ao máximo:

 

Jogos

 

A enorme variedade de jogos atualmente (de tabuleiros, motores ou até os digitais) pode ser capaz de tornar a melhor idade muito mais prazerosa para o idoso, pois eles estimulam a cognição do idoso em campos como a criatividade, a lógica e a memória. O uso contínuo de estratégias nos jogos é visto por especialistas como ideal para exercitar o cérebro, agregando na qualidade de vida.

 

Alongamentos e exercícios de mobilidade

 

Acompanhados de profissionais da saúde, como fisioterapeutas e médicos, investir em estímulos motores é essencial para não agravar problemas de mobilidade no idoso. Exercícios  e alongamentos simples (similares aos de ginástica laboral), como esticar os braços e mover o pescoço, são fáceis de serem executados e garantem benefícios imediatos para quem vive a melhor idade. Mas claro, tudo dentro dos limites do indivíduo para evitar sequelas na saúde!

 

Jardinagem

 

Uma atividade fácil de ser realizada, adaptável e benéfica para qualquer pessoas (e em qualquer idade) é a jardinagem. As responsabilidades que a atividade traz, além da lembrança da natureza, são excelentes para estimular sentimentos positivos para quem está  na melhor idade. Uma dica é começar com plantas que podem ser usadas como temperos ou chás, já que são fáceis de cuidar e úteis para o dia a dia do idoso.

 

Contar histórias

 

Nada melhor para exercitar a memória na melhor idade do que contar suas melhores lembranças, não é mesmo? Como muitos idosos passam a ter menos convívio social por inúmeros motivos (família longe ou com pouco tempo, falta de mobilidade, etc.) é importante para ele exercitar a capacidade de comunicação sempre que possível. Mais do que uma questão de saúde do cérebro, expressar os sentimentos acumulados em toda uma vida é importante para que a pessoa se sinta valorizada.

 

Artes

 

Confirmado por diversos especialistas, o exercício de atividades como pintura e artesanato são excelentes tanto para a saúde física quanto  mental do idoso, pois trabalham com a capacidade motora e lógica na estruturação de peças, além de serem capazes de externalizar sentimentos que a pessoa na melhor idade, em outras situações, não abriria a outras pessoas.

 

Ao contrário do que é pensado, trabalhar com pinturas e artesanatos simples não é uma atividade que demanda talentos inatos. Basta utilizar as ferramentas certas e a imaginação! Isso ajuda a pessoa equilibrar suas emoções, se sentindo útil e produtivo em uma atividade gratificante.

 

Aprenda a curtir a melhor idade

 

Pensando na qualidade de vida de milhares de pessoas na terceira idade que ainda não possuem total domínio de tecnologias que ajudam no desempenho das atividades citadas acima, o CEBRAC preparou um curso adaptado para que o idoso saiba utilizar programas de computador.

 

Conheça o nosso curso agora mesmo!

 

Deseja mais dicas de atividade ideais para aproveitar a melhor idade? Diga para nós comentando abaixo.

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

Cebrac Cursos Profissionalizantes
43 3026-8989
cebrac@cebrac.com.br