Blog

14 de Dezembro de 2018

Concentração nos Estudos: dicas para manter o foco


Separamos algumas dicas para concentração nos estudos valiosas para a sua carreira. Saiba mais acessando:

Todo mundo enfrenta algum nível de dificuldade em concentração nos estudos: qualquer coisa parece ser mais atrativa do que colocar o conteúdo em dia e se preparar para provas, trabalhos ou processos seletivos. Isso não é algo para se sentir culpado, afinal, vivemos em uma época onde diversas formas de distração são presentes em nossa rotina: celulares, redes sociais, videogames e aplicativos são alguns dos principais causadores da nossa falta de atenção. 

Mas é claro, ninguém quer ficar para trás por conta de descuidos de atenção. A disciplina para a concentração nos estudos pode ser atingida através de alguns cuidados e  o CEBRAC preparou as melhores práticas para você se dar bem, seja em um curso profissionalizante ou em outras situações da sua vida. Veja abaixo:

Desligue os eletrônicos

Como dissemos anteriormente, a tecnologia possui grande responsabilidade na falta de concentração nos estudos de muitas pessoas. Para evitar ficar dependente da sua força de vontade em não olhar as suas redes sociais, simplesmente desligue os eletrônicos quando estiver estudando. 

Reservar um curto espaço de tempo para isso tende a render muito mais o seu estudo.  É cientificamente provado que a menor atenção que damos aos nossos aparelhos pode nos fazer perder totalmente o estado de foco do cérebro, o que custa bastante tempo para voltar ao normal. Acredite, aquela notificação do Facebook pode esperar você terminar de revisar um conteúdo!

Estude Sozinho

Por mais que reunir um grupo para estudar pareça uma boa ideia, ela só é válida quando em último caso, ou seja, quando você precisa de uma outra pessoa para te explicar o conteúdo. Mas claro, todos sabemos que, em grupos, tendemos a nos perder muito mais facilmente em outros assuntos. Pratique sozinho e, a partir do momento que aprendeu a matéria, tente explicá-lapara si mesmo!

Cuidado com as músicas

Muitas pessoas acham que colocar fones de ouvido e ouvir músicas aleatoriamente pode ajudar na concentração nos estudos. Infelizmente não é bem assim. Para músicas cantadas, é preciso tomar cuidado e somente colocar na playlist canções em idiomas que você não entende, para evitar prestar atenção nas letras. O ideal, na verdade, é investir em temas instrumentais de ritmos menos intensos, como bossa nova, música clássica, jazz e blues. Tais estilos estimulam a concentração nos estudos e favorecem a produtividade.

Anote o que é importante

Mais do que ler a matéria, escrever sobre ela e anotar os pontos mais pertinentes torna o estudo muito mais produtivo. Isso porque é muito fácil dispersar quando você não registra pelas suas próprias palavras uma matéria, e mesmo quando você a lê inteiramente, as chances de esquecer são grandes. Sempre tente escrever os principais pontos de um conteúdo, principalmente a partir do seu ponto de vista. Assim, o cérebro interpreta que você está explicando para si mesmo a matéria e ajuda na memorização de longo prazo.

Cada um tem o seu próprio de tipo de concentração nos estudos

Além da organização pessoal para estudar determinados conteúdos em dias da semana específicos, você também deve ter consciência das suas individualidades para estudar. Toda pessoa tem seus gostos: estudar de manhã ou de noite, em lugares abertos ou no quarto, em pequenas sessões de tempo ou em uma tarde inteira. Saiba qual rotina combina mais com você e otimize sua produtividade a partir dela para atingir uma excelente concentração nos estudos! 

Os melhores
cursos pra você

CANAL TV CEBRAC
DICAS E NOVIDADES

Prêmios

CEBRAC É A REDE DE ENSINO MAIS PREMIADA DO BRASIL

CEBRAC CEBRAC Cursos Profissionalizantes 43 3026-8989 cebrac@cebrac.com.br