Quem nunca ficou na dúvida se deveria escutar suas músicas favoritas ou colocar o celular no modo “não perturbe” para se concentrar nos estudos? Enquanto alguns juram que a playlist pode ajudar a aumentar o foco, outros acreditam que o silêncio é o que garante a concentração. Mas, a verdade é que a escolha entre música e silêncio é mais complexa do que parece, a música tem o poder de influenciar nossas emoções, reduzindo o estresse e até facilitando a memorização, por outro lado, também pode se tornar um fator de distração, dependendo do tipo de tarefa que estamos realizando. E o que a ciência tem a dizer sobre isso? Neste artigo, vamos explorar a influência do som no ambiente de estudo e entender o que realmente potencializa a concentração.
- O Poder do Silêncio
- Música nos Estudos
- O equilíbrio entre a música e o silêncio na hora de estudar
- Encontre o Seu Estilo de Estudo!
O Poder do Silêncio
Estudar em um ambiente silencioso é a escolha da maioria das pessoas que não querem se distrair, isso porque quanto menos estímulos externos, mais fácil é manter o foco, já que o silêncio pode ser eficiente para tarefas que exigem alta concentração, como ler, escrever ou resolver problemas complexos, assim o cérebro processa informações sem interferências. Vantagens de estudar em silêncio:
- Foco: Sem ruídos, o cérebro consegue se concentrar melhor na tarefa proposta.
- Maior retenção de informação: O silêncio pode ajudar a memorizar melhor os conteúdos de aprendizado mais intenso.
- Desenvolvimento de autodisciplina: Sem nenhum tipo de barulho, você precisa se concentrar por conta própria, sem contar com estímulos externos.
Porém, o silêncio absoluto não é o melhor para todos. Se você for alguém que se distrai facilmente ou sente que o ambiente quieto fica “pesado”, pode ser hora de explorar outras opções.
Música nos Estudos
Dependendo do tipo de música e da tarefa que você está realizando, os sons podem ser seus aliados para aumentar a produtividade, basta entender como isso influencia nossa atenção e como usar a seu favor. Vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre isso!
O impacto da música no aprendizado:
- Música instrumental: Estudos mostram que músicas sem letras, como jazz suave ou clássicas podem melhorar o foco em tarefas simples e repetitivas.
- Melhor desempenho: O estudo The effects of sedative and stimulative music on stress reduction depend on music preference diz que pessoas que estudaram escutando músicas de sua preferência tiveram um ótimo desempenho
- Música com letras: A letra das músicas podem competir com o cérebro por atenção, o que prejudica a concentração.
Vantagens de estudar com música:
- Melhora do humor: A pesquisa The Effect of Music on the Human Stress Response afirma que músicas lentas e sons de chuva são capazes de reduzir o estresse e melhorar o humor.
- Bloqueio de sons externos: Para quem estuda em ambientes barulhentos, a música pode criar um “isolamento” acústico, facilitando a concentração.
- Aumento da criatividade: Músicas com ritmos rápidos podem ser boas para quem precisa de criatividade ao resolver problemas ou pensar em soluções.
O equilíbrio entre a música e o silêncio na hora de estudar
A verdade é que a escolha entre música ou silêncio depende do seu estilo de aprendizado e do tipo de tarefa que você está executando, pois em alguns casos, o silêncio pode ser o ideal, em outros, a música pode ser a melhor decisão. Mas como saber o que optar em cada momento? Aqui estão algumas dicas para encontrar o equilíbrio perfeito:
- Analise a tarefa que você está fazendo: Enquanto você estiver realizando tarefas complexas, como leitura, redação, cálculos, é melhor optar pelo silêncio ou pela música instrumental, assim você evitará que o cérebro fique sobrecarregado. Já para realizar tarefas criativas ou repetitivas, como desenho, brainstorming, revisão de conteúdo, as músicas animadas podem estimular a criatividade.
- Preste atenção na sua energia: Se você está se sentindo cansado, a música pode ser um excelente truque para te animar a realizar as tarefas que precisam ser feitas, mas se você precisa de foco total, o silêncio pode ser mais eficaz.
- Experimente diferentes tipos de música: A música clássica ajuda a acalmar e manter o foco. Já o estilo lo-fi é ideal para quem prefere algo suave, mas ainda assim com um ritmo envolvente.
Encontre o Seu Estilo de Estudo!
Agora que você já conhece os prós e contras de estudar com música ou em silêncio, chegou o momento de testar e descobrir qual o seu estilo e em que ambiente você consegue se concentrar melhor, dessa forma, o mais importante é se adaptar para realizar as suas necessidades. Se você quer aprender novas habilidades e melhorar o seu currículo, não deixe de conferir os cursos profissionalizantes oferecidos pelo CEBRAC, com aulas teóricas, práticas e dinâmicas, assim a animação para estudar, com ou sem música, estará sempre ao seu lado. Não perca tempo! Inscreva-se agora e comece a transformar sua vida profissional com a gente.