Ações sociais realizadas pela empresa renderam a validação.
A ONU
A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em 1945, ano que marcou o final da Segunda Guerra Mundial, por representantes de 50 países que buscavam trazer de volta a paz ao mundo. Desde então, a organização se dedica a criar ações e projetos que visam propagar a paz e segurança internacional. Bem como fornecer assistência humanitária aos necessitados, proteger os direitos humanos e defender o direito internacional.
Conforme definição do site oficial, a ONU é “um lugar onde as nações do mundo podem reunir-se, discutir problemas comuns e encontrar soluções partilhadas.”. Ou seja, uma instituição neutra e acolhedora, que já recebeu o Prémio Nobel da Paz mais de dez vezes.
“No final, tudo se resume a valores […] Queremos que o mundo que os nossos filhos herdem seja definido pelos valores consagrados na Carta das Nações Unidas: paz, justiça, respeito, direitos humanos, tolerância e solidariedade.” António Guterres – Secretário-Geral das Nações Unidas
Os ODS
No ano 2000, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Depois disso, em 2015, com a participação de 193 países (Estados-Membros da ONU), surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um guia com uma agenda mundial composta por 17 objetivos de construção e implementação de políticas públicas humanitárias. Tais objetivos devem ser alcançados por meio de ações de todos, em todo lugar, e até 2030. “É uma To Do List para as pessoas e o planeta, e é o caminho para o sucesso.”. Afirmou Ban Ki-moon, então Secretário-geral da ONU à época, sobre os ODS.
Portanto, com a meta de realizar os 17 ODS, o plano de ação foi construído e dividido em 169 tarefas internacionais. Importantes temas formam a essência do projeto, se transformando em uma proposta para as pessoas, o planeta e a prosperidade.
Em primeiro lugar, a organização escolheu 5 áreas primordiais para todos, para desmembrar tais ações, sendo elas: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
Prêmio Sesi ODS
O Cebrac Franchising, empenhado e engajado com seus projetos sociais, foi convidado a partilhar suas boas práticas no Prêmio Sesi ODS, realizado em Curitiba, capital do Paraná, nos dias 18 e 19 de outubro de 2023.
O setor de Treinamento e Desenvolvimento do Cebrac foi o responsável por apresentar o projeto durante o evento. O Supervisor de Treinamentos, Paulo Ferreira, e o Analista de T&D, Tiago de Almeida, representaram a empresa.
Projeto Cebrac
A prática apresentada foi o Projeto de Assistência Social, Equidade e Educação – CEBRAC. Uma iniciativa destinada a oferecer e prestar serviços de relevância pública e social para pessoas em situação de vulnerabilidade, ou seja, risco social e pessoal. Além disso, a disponibilização de materiais didáticos e prestação de serviços de atendimento gratuito, universal e planejado.
- A promoção do desenvolvimento econômico e social, e o combate à pobreza;
- A promoção do bem-estar social;
- Promover a integração social de jovens e adultos;
- Capacitar adolescentes e jovens, proporcionando a sua inclusão no mercado de trabalho;
- Promover a capacitação profissional integrada, agregando habilidades técnicas, humanas e conceituais. Desenvolvendo competências e atitudes estruturantes na formação do indivíduo, por meio de cursos de capacitação, qualificação e aprimoramento. Desta forma, potencializar as oportunidades e valorizar o trabalho como elo entre o homem e o meio que ele vive;
- Proporcionar ao aprendiz, por meio de cursos, formação técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento profissional, moral, cidadão e psicológico;
- Promover oportunidade de trabalho, emprego, renda e, consequentemente, qualidade de vida;
- Proporcionar ações que contribuam para o reconhecimento dos direitos humanos e da cidadania;
- Instrumentalizar os adolescentes para que aprendam o teórico e o prático nos cursos.
Ação realizada
Porém, para uma mudança social real, a empresa precisa alcançar aqueles que mais precisam de ajuda, além dos que procuram o projeto. E, com as ações realizadas, o Cebrac pode atingir 2 mil famílias em estado de vulnerabilidade. Diversas atividades que se complementam foram criadas dentro do projeto, tendo como objetivo promover a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. E, com isso, buscar o crescimento econômico inclusivo e sustentável, por meio da empregabilidade. Entre elas:
- Doação de materiais didáticos para o desenvolvimento de cursos gratuitos em instituições sociais, com trabalhos e serviços de relevância pública e social para a população;
- Acompanhamento e realização de ações pedagógicas e instrucionais na instituição escolhida, voltadas à promoção do bem-estar social, empregabilidade, capacitação e formação;
- Ajuda, preparação e direcionamento ao mercado de trabalho para todos os inseridos na instituição escolhida, assim como seus familiares e sua comunidade. Uma agência de empregos própria do Cebrac direciona para as oportunidades de empregabilidade;
- Oferecimento de consultorias pedagógicas para a instituição com o objetivo de aprimoramento em ações e eventos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento social.
Instituição atendida
Atualmente, a instituição escolhida para a aplicação do projeto é o Centro de Proteção Assistencial à Saúde e à Educação (CEPASE), de Cambé, no Paraná.
O centro possui um Escritório Modelo de Socioaprendizagem, proporcionando aos aprendizes um espaço de estudo e prática profissional, para praticar a teoria absorvida nos cursos. A unificação da teoria e da prática certamente possibilita uma preparação mais estruturada e específica à demanda do mercado de trabalho. Isso fomenta o empreendedorismo e gera desenvolvimento à região e, como resultado, torna-se uma atividade que atua fortemente na construção social.
As temáticas das ações são trazidas sobre demanda do CEPASE, mas existem algumas já estabelecidas e fixas durante o projeto:
- Oficinas de Empregabilidade – Para familiares e alunos.
- Criatividade e Inovação – Para aprendizes.
- Roda de Conversa: Líderes Mulheres – Para aprendizes.
- Competências Socioemocionais – Para Educadores.
Além das ações acima, o curso “Como desenvolver habilidades e competências pessoais e profissionais“, é disponibilizado para os alunos.
Selos recebidos
Como resultado, a iniciativa trouxe ao Cebrac o reconhecimento de ser uma Empresa Comprometida com os ODS, recebendo 3 importantes SELOS SESI ODS.
Essa é apenas uma das iniciativas que fazem parte da essência e da missão do Cebrac. O mais importante é que queremos sempre levar educação, empregabilidade e mais qualidade de vida aos brasileiros.
Por fim, afirmamos que uma equipe determinada a trabalhar por um bem maior tem muita força, e vai longe. Assim sendo, aqui no Cebrac, construímos pontes para atravessar o presente e criar um futuro melhor. Buscamos proporcionar tudo que estiver ao alcance para que, primordialmente, os brasileiros vivam melhor.
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre o CEPASE, instituição que o Cebrac atende.