Profissão tem crescido nos últimos anos e ajudado na rotina familiar
De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030 um quinto da população brasileira terá 60 anos de idade ou mais. Atualmente, o país figura entre as cinco maiores populações de idosos do mundo.
Nos últimos anos, este visível e comprovado envelhecimento da população brasileira gerou um nicho de trabalho bastante promissor, o de cuidador de idosos, a ocupação que mais cresce no país segundo dados oficiais. Entre 2007 e 2017, a função passou de 5.263 para 34.051 empregados (alta de quase 550%), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em relação à procura, os cursos de formação de cuidadores de idoso tiveram um aumento de 84% em 2018, quando comparados aos dados de 2017.
O cenário evidencia duas conclusões. A primeira: a demanda por serviços e produtos voltados a idosos tem crescido e tende a seguir em alta, tornando a área extremamente atrativa para quem está ingressando ou pretende ingressar no mercado nos próximos anos. E a segunda: além de empatia, paciência e dedicação, os interessados em atuar nesta área precisam de habilidades técnicas que só podem ser adquiridas em uma formação profissional.
CEBRAC oferece curso profissionalizante
Para quem pretende qualificar-se para a atividade, o CEBRAC oferece um completo curso profissionalizante, com um programa inovador, diversificado e abrangente. O aluno que busca a capacitação de cuidador aprende noções de enfermagem (como práticas adequadas no manejo de medicamentos, higiene pessoal, colocação de sondas, cuidados com curativos), além de um apanhado importante sobre a legislação no que envolve idosos e a promoção da saúde.
O aprimoramento de conhecimentos na área de saúde e bem-estar está entre os diferenciais do curso profissionalizante, que também prevê o ensino de atividades físicas e recreativas especiais, com noções de psicomotricidade, exercícios respiratórios, acomodação de acamados e treinamentos de equilíbrio. O programa do curso inclui ainda a capacitação para agir em casos de emergência e os cuidados em casos de doenças específicas, como Parkinson, Alzheimer e diabetes.
O Curso de Cuidador do CEBRAC tem 80 horas de atividades com profissionais capacitados e certificação reconhecida que permite uma formação dentro das exigências atuais do mercado. Apostar nesta profissionalização é garantir condições e conhecimento para um setor que só tende a crescer e com oferta crescente de vagas, somente para os profissionais melhores qualificados.
Conheça o CURSO DE CUIDADOR do CEBRAC!
Cebrac Franchising