Conheça os 6 principais motivos que te causam insegurança no trabalho e saiba o que fazer para resolver este problema.
A insegurança no trabalho pode prejudicar não só o seu emprego, mas também a sua ascensão profissional. As empresas procuram, cada vez mais, profissionais assertivos e determinados.
Por isso, os profissionais que desejam assumir cargos de gestão e liderança devem saber como lidar com uma série de conflitos e pressão.
Assim, a insegurança no trabalho deve ser avaliada e solucionada para garantir seu lugar no mercado de trabalho.
Neste post reunimos vários motivos que te levam a se sentir inseguro no trabalho, bem como o que você deve fazer para fugir das armadilhas que acabam com a sua confiança.
É normal sentir insegurança no trabalho algumas vezes
É natural sentir medo e insegurança de vez em quando. Na verdade, esse mecanismo faz parte do nosso instinto de sobrevivência.
O problema é que alguns profissionais acabam paralisados pelo medo e pela insegurança no trabalho, o que acarreta a perda de inúmeras oportunidades. A tendência é que essas pessoas busquem sempre uma zona de conforto e uma segurança no emprego.
Existem diversos fatores que podem causar essa insegurança. Quando não resolvida, ela pode gerar ansiedade e estresse, que podem se acumular e até afetar sua saúde física e emocional.
Por isso, você deve ficar atento aos motivos que causam esses problemas.
1 – Baixa autoconfiança
A baixa autoconfiança é um dos principais motivos que causam insegurança no trabalho.
Um profissional sem autoconfiança permanece sempre no mesmo lugar, sem qualquer perspectiva de melhoria ou evolução, esperando ordens para fazer o que precisa ser feito.
Esse não é o profissional que o mercado procura, pois todas as empresas e organizações desejam indivíduos competentes e autoconfiantes, que conseguem caminhar sozinhos.
Por outro lado, uma pessoa autoconfiante não tem medo de se arriscar e ir atrás de seus objetivos, pois, vê tudo como um aprendizado e oportunidade.
Ela confia no seu trabalho e na sua capacidade de crescer.
Por isso, a autoconfiança é uma característica que faz toda a diferença. Com ela, você apresenta um desempenho muito melhor.
Uma das melhores maneiras de adquirir mais confiança é através da percepção da sua capacidade.
Para isso, você deve identificar seus pontos fortes e integrá-los às suas atividades diárias. Assim, você ficará mais engajado e energizado e, consequentemente, mais autoconfiante.
Identifique também os seus pontos fracos, pois, frequentemente, eles são a fonte da sua insegurança no trabalho. Você pode elaborar um plano de ação e se concentrar em melhorá-los através de cursos e treinamentos.
Enfrentar suas fraquezas e fazer um esforço para superá-las também te ajudará a aumentar sua confiança.
2 – Medo de perder o emprego
Os altos índices de desemprego contribuem para alimentar a insegurança no trabalho de muitos profissionais.
É comum as empresas passarem por processos de reestruturação com reduções de custos, fusões ou aquisições, com mudanças no quadro dos funcionários.
Esse é um risco inerente a qualquer profissão.
O problema começa quando o medo de perder o emprego toma conta dos pensamentos. Com isso, sua energia produtiva será desviada para as preocupações, prejudicando seus resultados.
Muitos profissionais, ao vivenciar essa situação, se desmotivam, começam a faltar ou, então, apelam para o lado emotivo.
Infelizmente, nada disso ajuda a superar a insegurança no trabalho causada pelo medo da demissão.
Se você percebeu que o perigo da demissão existe, terá dois caminhos a seguir: procurar reverter a situação ou buscar outra posição no mercado.
Se você tiver abertura e se sentir à vontade, converse com o seu chefe sobre os seus receios. Diga-lhe que você gosta do que faz e desejaria poder continuar a trabalhar lá, dando o seu melhor.
Provavelmente, ele dirá os motivos que estão levando a empresa a considerar sua substituição e você poderá trabalhar para reverter essa decisão.
Mas, se não for o caso, e a demissão se revelar iminente, comece a se preparar. Atualize seu currículo e Linkedin, pesquisando por vagas que tenham o seu perfil e avisando sua rede de contatos que está em busca de novas oportunidades.
3 – Falar em público
Esse é outro motivo muito comum de insegurança no trabalho. Na verdade, acontece com quase todos os profissionais quando precisam apresentar algo importante.
Mas você sabia que um pouco de nervosismo pode ser fundamental nesses momentos? É que a adrenalina, em pequena quantidade, faz com que você fique mais atento e se prepare melhor sobre o assunto que irá expor.
Se antes de apresentar um projeto importante ou discutir uma proposta que pode alavancar sua carreira, sentir o coração batendo mais forte, nada de pânico! É apenas seu organismo agindo com a “boa” intenção de protegê-lo.
O problema é quando o medo de falar em público é excessivo, comprometendo o seu desempenho e a sua imagem.
Nesse caso, é comum as mãos suarem, a respiração acelerar e ocorrerem os famosos “brancos” de memória.
Nestes casos, alguns passos podem ajudar a reduzir o excesso de adrenalina:
- Estude o assunto profundamente: esse é um dos melhores meios de se obter segurança em uma apresentação ou reunião de negócios. É preciso conhecer o tema com profundidade, saber expô-lo por ângulos diferentes, estar preparado para as perguntas e objeções;
- Ensaie muitas vezes: quanto mais ensaios você fizer, mais domínio terá da sequência da apresentação e das conexões que deverá fazer entre os tópicos.
- Leve material de apoio: mesmo que você tenha domínio total da apresentação, leve anotações sobre os principais pontos a serem abordados.
- Comece devagar: no início de uma conversa ou apresentação é quando a adrenalina está mais ativa, contribuindo para o seu nervosismo. Por isso, procure não falar muito alto, nem muito rápido. Depois que se sentir mais tranquilo poderá soltar a voz;
Trabalhando estes pontos, você conseguirá diminuir sua insegurança no trabalho, causada por apresentações e situações de exposição em público.
4 – Ficar se comparando com os outros
A insegurança no trabalho surge, muitas vezes, quando você se compara com os outros. Essa comparação pode ser relativa à qualidade do que faz, ao seu desempenho, salário, promoções, entre outras coisas.
Independente do motivo, pode ser muito prejudicial à sua produtividade e à sua autoestima.
Ao se comparar, você poderá criar sentimentos negativos e começar a duvidar da sua capacidade profissional.
Em vez disso, você pode aprender com as pessoas, com o que fizeram para chegar onde estão.
Dessa forma, você pode utilizar a comparação como uma forma de potencializar o seu crescimento.
5 – Não saber trabalhar sob pressão
Muitas empresas possuem a rapidez como um dos seus valores primordiais. Fazem questão de incutir um sentimento de urgência em seus colaboradores.
Esse ambiente de pressão acaba gerando um sentimento de insegurança no trabalho. As pessoas começam a ter medo de perder o emprego, caso não alcancem os resultados desejados pela empresa.
Se você trabalha em um ambiente desses, precisa ter cuidado e analisar até onde é saudável permanecer no emprego.
Porém, existem algumas habilidades que podem ser desenvolvidas para ajudar a lidar com esse ambiente.
A principal delas é a resiliência.
Resiliência é a capacidade de se adaptar e superar situações de risco ou dificuldade. Assim, um profissional resiliente saberá superar os obstáculos.
Ser resiliente te ajuda a promover as mudanças necessárias para atingir os objetivos da empresa. E claro, manter as competências e habilidades.
Os efeitos da ansiedade e do estresse gerados pela pressão constante por resultados podem afetar sua produtividade. É o que mostra a pesquisa Staying@Work – Health & Productivity (Saúde e Produtividade), realizada pela consultoria Willis Towers Watson em 56 empresas no Brasil.
O estudo mostra que o estresse é o principal risco à saúde dos empregados e à produtividade das organizações.
Ao se tornar mais resiliente, você perceberá que trabalhar sob pressão será uma tarefa muito menos árdua. Além disso, entregará um ótimo desempenho e será capaz de cumprir as metas mais ousadas.
Pronto para acabar com a insegurança no trabalho?
É essencial identificar o que causa sua insegurança no trabalho, se esforçando para realizar ações que reforcem sua confiança.
Também é necessário se conscientizar que existem motivos que estão fora do nosso alcance.
O que precisamos fazer é nos prepararmos da melhor maneira possível, nos tornando um profissional desejado pelas organizações.
Investir em nossa autoconfiança, em relacionamentos saudáveis com nosso gestor e colegas de trabalho, dominar o inglês… Esses e outros são fatores que contribuem para conquistar esse objetivo.