A prática diária e a atenção à gramática são fundamentais para o aprendizado completo de um idioma. Mas, há uma pergunta que fica na cabeça de todos os estudantes: “Como melhorar o meu nível para sair do básico e ir para o inglês intermediário?”.
Em primeiro lugar, é preciso ser realista e compreender que esse processo leva um tempo e é natural que seja dessa maneira. Certamente ouvir um podcast em inglês e ver um filme ou série sem legenda é uma sensação incrível, e esse deve ser o seu objetivo nesse nível.
É com isso em mente que criamos este conteúdo exclusivo para que você descubra como dar um salto em compreensão e conversação. Confira!
O que é o Inglês intermediário?
Para começo de conversa, é preciso compreender que o aprendizado de todos os idiomas, se dá em etapas. Exemplo disso é o próprio português, que todos os brasileiros têm contato desde o momento do nascimento e, ainda assim, levamos alguns anos para aprender a nos comunicar corretamente.
É claro que um aluno autodidata pode encontrar os seus próprios caminhos, mas quando um roteiro é seguido, torna-se mais simples chegar a resultados concretos e positivos.
Existem inúmeras maneiras de identificar o seu nível em todos os formatos (audição, fala, leitura e escrita), como os tradicionais exames de fluência, TOEFL e IELTS. Porém, cada um possui a sua própria metodologia e não podem ser diretamente comparados, além de serem indicados para níveis um pouco mais avançados.
Na prática, o inglês básico é aquele em que a pessoa consegue se apresentar, falar as horas, montar uma frase afirmativa ou negativa usando dias da semana e meses, entre outros pequenos pontos.
Já a etapa do intermediário, é quando a pessoa sente-se confortável em situações mais específicas, como uma consulta médica, uma rotina de trabalho ou, em outras palavras, a habilidade de se comunicar sobre assuntos pontuais.
E, por fim, a fluência do idioma refere-se à capacidade de falar sobre assuntos abstratos, como filosofia e religião, por exemplo.
Como avançar o nível e sair do básico?
Não há como fugir ou conseguir um milagre, a prática é sempre fundamental para que o processo de aprendizado seja efetivo, e a estratégia para isso pode variar de acordo com a sua própria personalidade.
No início, é natural ter vergonha de falar em público em inglês, portanto, a maioria das pessoas começa assistindo e ouvindo conteúdos no idioma com legenda. Uma dica para se desafiar um pouquinho mais é que tanto o áudio quanto as legendas de filmes, séries e programas sejam em inglês. Assim, você aprende como uma palavra é pronunciada e escrita. Outra sugestão muito válida é ler jornais em inglês, já que a linguagem jornalística se aproxima muito daquela que é usada no cotidiano formal, portanto, é uma boa referência.
Por fim, uma prática que pode acelerar o seu aprendizado, é usar um dicionário de inglês. Não aquele com as traduções, mas um que possua o significado das palavras no próprio idioma. Dessa forma o estudante para de tentar traduzir e começa a entender o que as coisas realmente significam.
Pense em um curso de inglês
Os cursos de inglês são estruturados para que o estudante siga uma sequência lógica de aprendizado, acelerando os seus resultados como um todo.
Lembre-se que durante o processo de aprendizado, é natural perder o foco e buscar conteúdos tão avançados que podem até dificultar o seu processo, gerando desconforto e frustração.
Por isso, contar com professores qualificados é uma excelente estratégia para evoluir e conquistar a desenvoltura necessária para se comunicar sem travas e obstáculos em diversos momentos, como viagens e reuniões profissionais.
Acesse o nosso site, conheça o nosso curso de inglês e veja como podemos te ajudar!
Equipe CEBRAC