A língua inglesa é uma das mais faladas no mundo inteiro e dominá-la pode nos abrir portas para inúmeras possibilidades — tanto pessoais quanto profissionais.
Depois de fazer o mesmo bolo de chocolate 10 vezes, você já não precisa mais da receita porque se lembra dos ingredientes e do passo a passo, portanto, afirmamos que uma das melhores formas de aprender algo é a prática constante. Com idiomas isso não é diferente, assim, assimilar os estudos de inglês às ações simples do dia a dia vai fazer com que você memorize sentenças naturalmente. Por exemplo, uma ida à padaria pode gerar questionamentos variados, afinal, estando no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, você sempre terá inúmeras opções de produtos para pedir ao atendente e, já pensou se você pede um bolo de gengibre super inusitado, quando só queria um pãozinho? Isso, na verdade, é muito comum por desconhecer, ou confundir, palavras e não entender o que a outra pessoa está falando. Assim sendo, tudo o que faz parte dos seus hábitos pode, e deve, ser usado como inspiração para aumentar o seu vocabulário em inglês e, um item importantíssimo, conseguir construir frases completas.
Para te ajudar nessa tarefa de casa, literalmente, no post de hoje nós trouxemos 2 dicas eficientes para formular palavras em inglês, ampliando as suas habilidades e, consequentemente, as oportunidades também. Confira!
1. Pratique um termo aprendido
Para entendermos ainda melhor essa dica, vamos citar um exemplo prático. Digamos que você acabou de aprender a perguntar a uma pessoa como ela se chama, o famoso “What is your name?” (Qual é o seu nome). Geralmente praticamos essa frase até ficarmos com ela na ponta da língua, não é mesmo?
Mas de nada adianta praticá-la, dominá-la e deixá-la de lado. Que tal utilizar um exercício mais eficiente, para aprender brincando com a frase e descobrindo inúmeras possibilidades? Vamos lá, é simples e divertido. Pense em perguntas que você faria a alguém que conhece há pouco tempo e vá trocando a palavra “name” por outros termos que façam sentido na frase. Vamos citar algumas exemplos práticos:
• What is your favorite colour? (Qual é a sua cor preferida?)
• What is your last name? (Qual é o seu último sobrenome?)
• What is your address? (Qual é o seu endereço?)
• What is your phone number? (Qual é o seu número de telefone?)
Observe que a frase inicial — what is your — acabou sendo mantida. Nesse caso, somente o final foi alterado por outras questões, tornando possível realizar a criação de novas perguntas, e assim, praticar vocabulário que você já sabe conhecendo mais sobre o seu novo amigo. Esse formato pode ser replicado em infinitas situações, então, sempre que aprender uma nova pergunta ou verbo, imagine cenários em que dúvidas simples relacionadas ao tema podem surgir.
2. Técnica SVOMPT
Talvez você já tenha um conhecimento básico em inglês, um bom vocabulário e até lida bem com a gramática, mas, mesmo assim, ainda surgem dúvidas e bate aquela insegurança na hora de se comunicar e criar frases novas.
Focada em tornar os estudantes de inglês mais seguros, uma sigla bastante famosa foi criada para ajudar a escolher e organizar as palavras de maneira correta, diminuindo a possibilidade de erros.
Estamos falando da sigla SVOMPT, que significa Word Order In English, ou, em tradução livre, A Ordem das Palavras em inglês, e é eficaz quando bem utilizada, possibilitando desenvolver frases com mais facilidade. Vamos entender o significado de cada letra que compõe a sigla:
• S (subject: sujeito) — quem realiza ou executa a ação;
• V (verb: verbo) — uma ação que acabou sendo praticada pelo sujeito;
• O (object: objeto ou complemento) — complemento do verbo;
• M (manner: modo) — a maneira em que a ação foi realizada;
• P (place: lugar) — onde a ação foi realizada;
• T (time: tempo) — o momento em que a ação foi feita.
Mantenha como base as 3 primeiras letras – SVO: pessoa, verbo, objeto. Confira um exemplo de como construir a frase seguindo a organização da sigla SVOMPT:
SHE STARTED A NEW JOB
ELA COMEÇOU UM NOVO TRABALHO
SHE (pessoa – ela), STARTED (verbo – começou), A NEW JOB (complemento – um novo trabalho)
E, então, é só inserir as 3 últimas letras para acrescentar detalhes e deixar a frase mais completa:
AS A TEACHER IN LONDON LAST YEAR
COMO PROFESSORA, EM LONDRES, ANO PASSADO
AS A TEACHER (modo – como professora), IN LONDON (local – em Londres), LAST YEAR(quando – ano passado)
Assim temos a seguinte afirmação:
SHE STARTED A NEW JOB AS A TEACHER IN LONDON LAST YEAR
ELA COMEÇOU UM NOVO TRABALHO COMO PROFESSORA EM LONDRES ANO PASSADO
Após memorizar o significado e a ordem da sigla, as dúvidas devem diminuir e, automaticamente, você vai se habituar a sempre seguir esse caminho.
DICAS EXTRAS:
- Aprenda pelo menos 3 novas palavras por dia. Escreva para decorar a grafia, observe a sonoridade e anote para se lembrar como falar a palavra e crie 3 situações em que ela pode ser utilizada.
- Pratique o máximo que puder. Assistindo filmes e seriados legendados para treinar a escuta, traduzindo músicas ou comparando as letras em inglês e português para entender as diferenças na organização das frases e, claro, falando. Reúna os amigos para uma noite do inglês, onde o português é proibido e vocês precisam encontrar formas de se comunicar. Dessa forma, estarão exercitando o cérebro e, com certeza, se divertindo.
Sabemos que aprender novos idiomas é fundamental nos dias de hoje, sendo o inglês o principal deles. Saber se comunicar em outra língua nos oferece inúmeras possibilidades, e o simples fato de poder compreender termos em inglês que são importantes para o nosso dia a dia, torna a nossa vida muito mais otimizada tanto para a carreira profissional quanto para as aventuras e viagens da vida pessoal.
Gostou das nossas dicas? Qual delas você vai praticar hoje mesmo? Conte pra gente lá no nosso Instagram, @cebrac.oficial
E, não se esqueça, para arrasar falando inglês, conheça o nosso curso CEBRAC ENGLISH com uma metodologia focada no aprendizado para brasileiros e excelentes professores.
Acesse agora mesmo o nosso site e encontre a unidade CEBRAC mais próxima de você para se matricular hoje mesmo!
Estamos te esperando!
Equipe CEBRAC