Aquela ajudinha que você precisava no Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Estamos tão acostumados a ver a fama da língua inglesa e como ela é considerada o idioma mais importante, que nos esquecemos da importância do nosso português.
Por isso, em 2009, a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estabeleceu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A CPLP, que foi fundada em 1996, é uma organização intergovernamental que tem como propósito exaltar o português, assim como a cultura dos países em que ele é falado, criando um sentido de comunidade. Desde o ano de 2000, a organização é parceira da UNESCO (sigla em inglês para United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) que, por sua vez, incentiva a conservação do idioma, a aproximação cultural e o diálogo entre os povos. De acordo com a UNESCO, é necessária uma cooperação internacional focada em projetos Educacionais (Educational), Científicos (Scientific) e Culturais (Cultural) para alcançarmos a paz e a segurança mundial.
Atualmente, contamos com mais de 265 milhões de falantes de português, que é o idioma de 9 Estados-Membros da UNESCO, sendo eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além disso, é a língua oficial da Conferência Geral da UNESCO e de três de suas organizações continentais – União Africana (UA), Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Europeia (EU), e também da Região Administrativa Especial de Macau, na China. Assim, ocupa o quinto lugar como idioma mais falado no mundo, o terceiro no Hemisfério Ocidental e o primeiro lugar no Hemisfério Sul.
“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes.” — António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas, no Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2021.
Para nós, brasileiros, principalmente jovens e adultos que fazem parte da classe trabalhadora, um ponto é extremamente importante. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, plataforma online de divulgação de vagas de emprego, os recrutadores afirmam que 34% dos candidatos são eliminados de processos seletivos por conta de erros de português no currículo ou na entrevista.
Assim sendo, seguindo o nosso propósito de levar a educação ao maior número possível de pessoas, trouxemos 5 dicas dos especialistas pedagógicos do CEBRAC para você estudar português e aprender efetivamente com mais facilidade. Confira!
1 – Estude português utilizando outras disciplinas: todas as disciplinas são escritas na Língua Portuguesa, por isso, podem ser base para estudar regras textuais. Se você estudou pronomes, por exemplo, pode aplicar o conhecimento enquanto lê os conteúdos de História. Além de ter uma melhora na interpretação do conteúdo estudado, vai facilitar o entendimento da gramática.
2 – Leia qualquer tipo de texto: a comunicação transmite conhecimento, não só nos textos considerados formais como, livros didáticos ou de literatura. Portanto é importante diversificar a leitura: em jornais, revistas, anúncios, postagens, pois assim é possível analisar a estrutura da língua portuguesa e ainda aprender novas palavras.
3 – Observe regras de escrita utilizando as redes sociais: a linguagem que mais utilizamos nas redes sociais é a escrita, ou seja, podemos observar como as pessoas utilizam as regras gramaticais. Em uma postagem lida podemos reforçar conceitos como a ortografia e a concordância, por exemplo. Entretanto, avalie o conteúdo do perfil em que está se baseando para realizar as análises de textos por meio das redes sociais e busque também perfis oficiais de grandes comunicadores.
4 – Escreva: com os aplicativos de mensagens e das redes sociais, as pessoas passaram a escrever mais, porém, a linguagem utilizada na internet tem suas abreviações, então, procure escrever por extenso, pensando na estrutura das frases, nas palavras que estão sendo utilizadas e na clareza das ideias. Quanto mais se escreve, melhor será o entendimento das normas gramaticais.
5 – Ouça: ao conversar, ver um vídeo ou ouvir um podcast, escute com atenção como as pessoas falam. Não se atente apenas ao conteúdo, mas também às palavras que são utilizadas na comunicação, e observe se as regras gramaticais aprendidas são seguidas, se a linguagem é formal ou informal. Todas essas análises ajudam a compreender ainda mais os conteúdos estudados.
E então, empolgado para aprender mais? Acesse o nosso perfil no Instagram, confira mais dicas nos stories e teste o seu português! 😉