Conheça algumas práticas sustentáveis de empresas estrangeiras que podem ser adaptadas para a sua realidade!
Hoje, muito se ouve falar em sustentabilidade. O crescimento da população do planeta, o aquecimento global, a degradação do meio ambiente. Tudo isso preocupa cada vez mais as pessoas. Sobretudo, as novas gerações de consumidores.
Nesse cenário, a adoção de práticas sustentáveis tornou-se fundamental.
O tema começou a ser discutido formalmente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Porém a primeira definição de sustentabilidade surgiu quinze anos depois.
Isso aconteceu quando a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou o relatório Nosso Futuro Comum.
Segundo o documento, desenvolvimento sustentável é aquele que “encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.
Apesar de toda a teoria por trás, ter uma atitude sustentável no dia a dia da sua empresa pode ser mais simples do que você imagina. Veja alguns exemplos de práticas sustentáveis adotadas por empresas internacionais.
1) INVISTA EM PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS
Os consumidores de forma geral estão cada vez mais engajados com o consumo consciente. Portanto, oferecer produtos e serviços comprometidos com a preservação do meio ambiente é fundamental para as empresas que querem crescer.
Grandes corporações globais já mostraram que isso dá resultado. Um exemplo é a Unilever, gigante global de bens de consumo. Em 2016, as marcas da empresa com apelo de sustentabilidade cresceram 50% mais rápido que o restante do negócio.
2) COMPRE DE FORNECEDORES QUE TENHAM OS MESMOS VALORES QUE VOCÊ
Garantir que as práticas dentro da sua empresa sejam sustentáveis pode não ser tão complicado. Mas assegurar que os mesmos princípios estejam presentes na atuação dos seus fornecedores talvez não seja tão simples assim.
É o caso da Starbucks. A rede global de cafeterias tem as chamadas Práticas de Equidade na Produção de Café (C.A.F.E., na sigla em inglês). São diretrizes que buscam ajudar os produtores a produzir café de uma forma que seja melhor para as pessoas e o planeta.
Assim, essas práticas sustentáveis estão divididas em quatro áreas:
1) qualidade do produto
2) responsabilidade econômica
3) responsabilidade social
4) liderança ambiental
3) FORMALIZE SEU COMPROMISSO COM AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Para ser uma empresa sustentável e ser vista dessa forma, você precisa se comprometer com a causa. Então que tal pôr seus objetivos no papel e deixar seus parceiros e clientes saberem disso?
Um exemplo é a empresa sueca Ikea, que comercializa móveis e artigos para casa. A empresa divulgou em 2019 seus compromissos com a sustentabilidade até 2030. Entre eles, está o direcionamento de que todos os novos produtos da marca devem ser projetados para utilizar apenas materiais renováveis e reciclados.
4) PENSE BEM ANTES DE IMPRIMIR
Em tempos de mobilidade, é difícil pensar em alguma situação de trabalho em que imprimir algo seja realmente necessário.
Além disso, manter seus documentos arquivados digitalmente é mais fácil e ocupa menos espaço do que um arquivo físico.
A americana Adobe, desenvolvedora de softwares como o Photoshop, é uma das que adotaram essa política. Da mesma forma como já disse o estrategista de Sustentabilidade da companhia, Vince Digneo: “o papel mais verde é papel nenhum”.
5) CRIE UM COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE
Ter pessoas de diferentes áreas se reunindo periodicamente para discutir e propor soluções e práticas sustentáveis é sempre uma boa ideia. A iniciativa ajuda a estimular inovações com esse foco, além de promover um ambiente interno de conscientização.
O banco espanhol Santander é um dos que apostam nessa iniciativa.
6) TORNE A ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARTE DA CULTURA DA EMPRESA
Uma organização realmente verde deve ter a sustentabilidade como um valor intrínseco ao seu negócio.
A marca de roupas Patagonia é exemplo disso. A sustentabilidade está na própria missão da empresa, que é “fazer o melhor produto, não causar nenhum mal desnecessário, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”.
Em 2015, a marca chegou a fazer uma campanha voltada ao consumo consciente, com o slogan “não compre esta jaqueta”.
Você não precisa ir tão longe na sua empresa. Mas vale refletir sobre se as práticas sustentáveis estão apenas no discurso ou se elas realmente fazem parte dos valores da organização.
7) ADQUIRA PRODUTOS DE FORMA CONSCIENTE
Pequenas mudanças de atitude podem trazer grandes benefícios para uma organização. O Google, por exemplo, utiliza nas suas cafeterias na Baía de São Francisco, nos EUA, frutas e vegetais “feios”.
Aqueles alimentos que seriam descartados por terem pequenos defeitos estéticos, mas que estão em perfeitas condições de consumo. Assim, com essa atitude, a empresa economiza dinheiro e não desperdiça comida.