5 mitos e verdades sobre a certificação técnica para você ver que ela é a melhor opção para o seu sucesso profissional

Assim como qualquer modalidade de formação profissional, a Certificação Técnica por Aproveitamento de Saberes e Competência é uma excelente oportunidade para quem deseja crescer profissionalmente. Porém, podem surgir muitas dúvidas em relação às regras e requisitos para conquistá-la. Por isso, trouxemos 5 mitos e verdades sobre a Certificação Técnica, para confirmar as verdades e revelar as respostas reais de alguns mitos. Afinal, quem sabe a sua dúvida está aqui também. Confira abaixo!

MITO

O curso técnico é apenas uma das formas de certificação, bem como o mais comercializado e utilizado ao longo de décadas. Porém, desde 1996, é permitido o reconhecimento de profissional em nível técnico mediante comprovação de estudos, habilidades, saberes e competências. Desse modo, são validados os conteúdos aprendidos em cursos realizados anteriormente. Há, ainda, o aproveitamento das experiências profissionais registradas, que comprovam que o trabalhador tem habilidades práticas e é qualificado para executar a função de nível técnico.

VERDADE

A Certificação Técnica por Aproveitamento de Estudos e Saberes, praticada pelo Cebrac, está de acordo com o art. 41 da Lei nº 9.394/1996. É reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e, sendo a regulamentação realizada por um órgão do governo federal, o certificado é válido em todo o Brasil.

MITO

O tempo para a obtenção do certificado é variável e depende de especificidades individuais. Entretanto, quanto mais conhecimento e experiência o aluno tiver, menor é o tempo de conclusão do processo, podendo até mesmo receber o certificado a partir de 10 dias após a matrícula.
Por outro lado, quando não há comprovação de conhecimentos suficientes, o aluno deverá realizar estudos complementares online. A instituição fornecerá os conteúdos e, após finalizá-los, o aluno poderá realizar a avaliação no momento em que se sentir preparado.

MITO

Todo brasileiro pode iniciar uma certificação técnica por aproveitamento de saberes e competência. Porém, é necessário que se cumpram alguns requisitos, como ter idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo e mais de 2 anos de experiência profissional na área comprovada. O aluno pode comprovar a experiência de algumas formas, e não somente com registro em carteira.

VERDADE

Existem diversos benefícios e vantagens para quem obtém o certificado. O principal deles é que a comprovação das habilidades e competências levará o profissional ao nível técnico, afirmando a sua qualificação. Também proporcionará a possibilidade de ocupar os melhores cargos, sendo com uma promoção em seu trabalho atual, ou buscando novos desafios no mercado de trabalho.
Além disso, o retorno financeiro é impactado positivamente com, habitualmente, um aumento de até 30% no salário do profissional que possui uma certificação técnica.

Naturalmente vão surgir diversas dúvidas antes de tomar uma decisão ou dar um novo passo na vida profissional, mas o que com certeza é uma grande VERDADE, é que a Certificação Técnica do Cebrac é o melhor caminho para evoluir profissionalmente.

Se a sua dúvida não tiver sido respondida nesse post, sinta-se à vontade para deixar um comentário e iremos te responder. E, ainda, no dia 24 de abril, às 19h, faremos uma LIVE GRATUITA contando detalhadamente todos os benefícios e vantagens que você pode ter ao garantir o seu Certificado Técnico com o Cebrac.

Live especial e gratuita com todos os segredos sobre a Certificação Técnica.

Clique no banner e cadastre-se! Você precisa assistir essa live, e nós vamos te enviar lembretes para isso.

Equipe Cebrac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *