A educação é um dos principais caminhos para o crescimento pessoal, por isso, proporcioná-la à população pode ser um excelente caminho para você também!
Empreender e investir são sinônimos de risco, porém, escolher uma franquia traz mais segurança a essa jornada. Afinal, abrir uma unidade de uma empresa conhecida, representa a continuação de um negócio que já deu certo. Descubra 3 motivos para abrir uma franquia de educação e mude a rota da sua vida empresarial.
- Empreendedorismo individual e coletivo
- É possível investir com garantia de sucesso?
- Franchising e tipos de franquia
- Motivo 1: receita recorrente
- Motivo 2: não tem produtos perecíveis
- Motivo 3: trabalhar com um propósito
- As franquias Cebrac
- Seja um franqueado Cebrac
Empreendedorismo individual e coletivo
Atualmente uma grande parcela dos brasileiros têm o sonho de empreender. A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) criou um relatório que mostra a evolução desse desejo em todo o Brasil. Na pesquisa realizada em 2021, 46% dos entrevistados afirmaram que desejavam empreender. Em 2022, a mesma pesquisa apontou um salto, quando 60% dos brasileiros responderam ter o sonho de abrir o próprio negócio.
Por meio do empreendedorismo é possível conquistar a independência financeira. Além de criar um legado para sua família e ainda fazer a diferença na vida de outras pessoas com o seu trabalho. Porém, existem também muitas barreiras para que esse resultado positivo seja alcançado, principalmente se você pretende empreender individualmente.
À primeira vista, criar a sua própria empresa pode parecer a melhor saída, contudo, a individualidade dos benefícios também se estende aos problemas. O empreendedorismo individual é uma boa alternativa para quem tem uma profissão sólida e pode desenvolvê-la singularmente com igual qualidade. Agora, se você não pode atuar sozinho, optar por abrir uma franquia é uma boa ideia.
Dessa forma, o conhecimento coletivo e as experiências da matriz podem ser determinantes para o sucesso da sua empresa.
É possível investir com garantia de sucesso?
De forma geral, sim, é possível. Porém, ainda que você opte por abrir uma franquia, você é o principal responsável para que isso se concretize.
De antemão, entenda que se tornar um franqueado é sim ser o dono do seu próprio negócio, mas também fazer parte de uma outra empresa. Assim, regras são aplicadas e uma hierarquia é seguida, fazendo com que as decisões não sejam exclusivamente suas.
A princípio pode parecer uma perda da autoridade que um proprietário deva ter. Por outro lado, deve-se considerar que, sendo a franquia uma continuidade da franqueadora, seguir os mesmos passos é, provavelmente, o que vai garantir o sucesso.
Franchising e tipos de franquia
Franchising: sistema em que o proprietário (franqueador) de uma empresa permite que outras empresas (franqueadas/franquias) comercializem e utilizem sua marca e produtos ou serviços. A franqueada se torna, então, uma parte da franqueadora, oferecendo serviços com a mesma qualidade, e atuando em qualquer local.
Desde que o franchising surgiu, diversos segmentos foram se modernizando e aderindo ao formato inovador de expansão. Curiosamente, a primeira franquia do mundo foi da marca de máquinas de costura Singer, em 1850, ao permitir que outras lojas vendessem os seus equipamentos.
Hoje em dia existem inúmeros tipos, formatos e segmentos de franquias. Eles variam de acordo com a necessidade ou tamanho das empresas, e podem ser de comercialização exclusiva ou, ainda, semiexclusiva.
Grandes redes de fast food, academias, escolas, viagens e até clínicas médicas ou de estética, a verdade é que todos os dias surgem novas franquias. Veja o ranking das 5 maiores franquias no Brasil e no mundo:
No Brasil, as áreas de serviço são mais variadas.
- 1º Cacau Show – Alimentação
- 2º O Boticário – Saúde, Beleza e Bem-Estar
- 3º McDonald’s – Alimentação
- 4º Colchões Ortobom – Casa e Construção
- 5º Odontocompany – Saúde, Beleza e Bem-Estar
Fonte: Portal do Franchising
Já no ranking mundial, o setor de alimentação é praticamente imbatível!
- 1º 7-Eleven – Varejo de Conveniência
- 2º KFC – Alimentação
- 3º Subway – Alimentação
- 4º McDonald’s – Alimentação
- 5º Burger King – Alimentação
Fonte: Manual do Franchising
Apesar da alimentação ser um dos principais segmentos em foco, o mercado de franquias de educação está em alta. Afinal, trabalhar na área da educação é atuar com propósito e, por isso, nós vamos te mostrar 3 motivos para abrir uma franquia de educação.
3 motivos para abrir uma franquia de educação
Motivo 1: receita recorrente
As franquias de educação costumam utilizar o modelo de negócio que gera mensalidades ou parcelas. Ou seja, a venda do serviço (cursos, workshops, oficinas) é realizada apenas uma vez, e o pagamento permanece pelo menos o tempo do curso.
Os pagamentos mensais se tornam automáticos para os clientes, assim como as contas básicas, tipo água e energia. Como resultado para a empresa, há uma previsibilidade de receita mensal, considerando a obrigatoriedade de recebimentos dos clientes.
O serviço contínuo também facilita a geração das cobranças, sem a necessidade de criar mais cadastros e inserir novos dados todo mês. Nesse meio tempo, é possível presumir como será o mês subsequente e definir metas mais alcançáveis.
Poder focar na qualidade do serviço e não na geração de muitas vendas pontuais, torna esse formato o mais viável no setor educacional. Além disso, ter o aluno frequentando a escola por um período maior, propicia a realização de novas matrículas, aumentando a vida útil do cliente.
Motivo 2: não tem produtos perecíveis
A grande diferença de abrir uma franquia de educação é que a sua empresa irá comercializar um serviço, e não um produto. Em outras palavras, você não terá preocupações com estoque e perda de produtos que passaram da data de validade.
Considere ainda que, os únicos produtos necessários serão os materiais didáticos e itens de divulgação que, geralmente, são de responsabilidade da franqueadora.
Motivo 3: trabalhar com um propósito
O principal motivo para escolher atuar com educação é o propósito da sua empresa. Levar o conhecimento à população vai muito além de dar aulas ou entregar diplomas. Aqui, estamos falando de desenvolvimento e melhoria de qualidade de vida.
Uma franquia de educação proporciona que as pessoas alcancem oportunidades que não seriam possíveis sem estudos. A qualificação profissional e o desenvolvimento pessoal geram cidadãos mais bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho e a vida.
Educar, acompanhar etapas decisivas, oferecer apoio, providenciar chances de crescimento, mais empregabilidade e uma vida melhor, esse é o foco de uma franquia de educação.
As franquias Cebrac
Todos os dias os educadores têm a oportunidade de impactar vidas, moldar mentes e contribuir para o desenvolvimento integral de indivíduos. “O ensino transmite conhecimento, inspira e cultiva habilidades para o futuro. Isso proporciona um sentido importante ao trabalho e cria um legado, promovendo uma sociedade mais justa e qualificada”, afirma Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac.
Segundo o Portal do Franchising, em comparação ao ano de 2022, as franquias de educação cresceram 9,7% em 2023. Esses números mostram que o setor está aquecido e que as franquias de educação estão sendo mais valorizadas e reconhecidas.
O Cebrac tem 30 anos de história e transformação na vida dos mais de 2 milhões de alunos formados. A solidez do mercado, o retorno rápido e o propósito educacional estão entre os fatores que atraem o sucesso.
Com uma metodologia e materiais didáticos próprios, o Cebrac prepara os alunos para enfrentar os desafios da vida profissional. E, para trazer ainda mais força e potência a essa essência, em 2023 o Cebrac se uniu à Atom.
Da empresária e investidora do Shark Tank Brasil, Carol Paiffer, a Atom é a maior empresa de traders e educação financeira na América Latina.
“A união é um movimento de expansão. Atualmente temos mais de 50 mil alunos em todo o Brasil estudando com nossa metodologia, e queremos ir muito além, transformando jovens em profissionais qualificados. Para os franqueados, a melhoria se dará na expansão do digital, integrando um grupo consolidado”, comentou Rogério Silva, COO do Cebrac.
Essas duas forças juntas representam um significativo enriquecimento da oferta educacional e preparação de profissionais para os desafios do mundo atual. Com a integração da expertise da Atom em educação digital à tradição do Cebrac em oferecer cursos presenciais, temos uma missão brilhante.
Seja um franqueado Cebrac
Aumente o seu faturamento com o Cebrac, que tem disponibilidade para a abertura de novas franquias de educação em diversas cidades do Brasil.
Para adquirir uma franquia Cebrac você não precisa ser da área educacional ou buscar soluções inovadoras, nós fazemos isso pela sua franquia. Os nossos franqueados contam com treinamentos para a gestão e para o operacional, auxílio comercial e pedagógico, marketing estratégico e consultoria especializada.
Entre em contato com o nosso time de expansão e entenda mais sobre como escalar os seus investimentos ao se tornar um franqueado Cebrac.